Ultimamente temos visto, com mais frequência, atos de extrema crueldade entre seres humanos. Sabemos, é bíblico que nascemos em pecado, portanto nossa natureza é má.
E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem. Marcos 7:20
Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Mateus 15:18
Quem não entregou a vida a Jesus.
Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Efésios 2:3
Quando a bíblia diz que os homens desmaiariam de terror por causa das coisas que sobreviriam ao mundo, para os que acreditam em Deus e na sua palavra, vêem esses acontecimentos atuais como cumprimento das profecias bíblicas. Os que não acreditam criam denominações como, bullying, depressão, transtorno bipolar, fobia social, ciúme patológico, impulsividade, síndrome do pânico...entre tantos outros nomes que nem sei. Mas os que mais se destacam, principalmente na mídia, são os que envolvem assassinatos, principalmente com parentes muito próximos, tipo filho mata mãe e mãe mata filhos, e isto já esta virando "moda".
Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo...
Lucas 21:26
Lucas 21:26
O nome que os especialistas dão a isso é SURTO PSICÓTICO.
Fiz uma pesquisa com profissionais que vivenciam esta patologia, e minha vida dentro do evangelho para entender e distinguir o que é surto psicótico x possessão demoníaca.
Então como distinguir?
SURTO PSICOTICO.
A graduanda em psicologia Naara Moreira Sakaue de São Paulo, descreve da seguinte forma:
"Do ponto de vista psicológico um indivíduo com alguma psicopatologia, tem uma cisão com a realidade e cria outra para si.
O eu rompe com a representação incompatível; esta, porém, fica inseparavelmente ligada a um fragmento da realidade, de modo que, à medida que o eu obtém esse resultado, também ele se desliga, total e parcialmente, da realidade. Em minha opinião, este
último evento é a condição sob a qual as representações do sujeito recebem a vividez das alucinações; assim, quando a defesa consegue ser levada a termo, ele se encontra num estado de CONFUSÃO ALUCINATÓRIA.”
(S. Freud, 1894)
O Psiquiatra Fabio Pires de Salvador apresenta o seguinte:
"Muitas vezes a pessoa não tem sentimento de doença ou seja não percebe que está fora da sua normalidade e por isso recusa tratamentos: "Para que médico e remédio se eu não tenho nada?" Sintomas como desorientação temporal, confusão mental, idéias de perseguição (delírios), escuta de vozes (alucinações), alterações comportamentais como descuido da higiene, agressividade e sintomas clínicos como insônia, perda de apetite com perda de peso fazem parte deste quadro.
Um sintoma muito importante seria a desconfiança; o paciente sente que os outros estão olhando para ele, falando dele, rindo dele ou planejanto algum mal contra ele. Paciente enxerga "ligações" entre as aparentes coincidências ou encontros que são interpretados como ameaças ou perseguição.
É durante um surto psicótico que ocorre uma perda de realidade, onde não há diferenciação entre o mundo real e o imaginário da pessoa.
Quando a pessoa está em uma crise psicótica, ela confunde os pensamentos internos dela com o mundo real. Ela não consegue distinguir o que são os pensamentos dela e o que realmente está acontecendo no mundo, comenta o psiquiatra da Unifesp, Marcelo Fernandes."
Quando a pessoa está em uma crise psicótica, ela confunde os pensamentos internos dela com o mundo real. Ela não consegue distinguir o que são os pensamentos dela e o que realmente está acontecendo no mundo, comenta o psiquiatra da Unifesp, Marcelo Fernandes."
E interessante perceber que nos dois textos, há uma ruptura do real com o imaginário, então o que provoca esta ruptura? Para toda ação há uma reação, portanto, toda colhida presente, há um plantio no passado, se hoje há uma dor no dedo, é porque em alguns minutos ou segundos atrás ele sofreu uma agressão, quais são as agressões passadas então do atual psicopata?
Possíveis acontecimentos passados que podem causar a doença:
- Fatores genéticos/ Hereditariedade.
- Gestacionais e perinatais.
- Morte dos pais.
- Abusos sexuais.
- Separações conjugais.
- Morte de uma pessoa próxima.
- Desemprego.
- Perda ou ganho financeiro.
- Traição.
- Brigas.
- Agressões.
A técnica em enfermagem Flor Bitencourt, relata que em seu trabalho em um hospital psiquiátrico a maioria dos pacientes desenvolveu a doença por causa de medo, estresse, insegurança e ansiedade.
Há relatos de militares, e alguns vivenciados por mim dentro da família que passaram por guerras, confrontos altamente estressantes com bandidos, em que a alteração no sistema nervoso provoca várias alterações no cérebro.
"A dopamina (DA) é um neurotransmissor monoaminérgico, da família das catecolaminas, produzido pela descarbonização de dihidroxifenilalanina (DOPA). Os receptores de dopamina são subdivididos em D1, D2, D3, D4, e D5 de acordo com localização no cérebro e função. A dopamina é produzida especialmente pela substancia nigra e na área tegmental ventral (ATV). Está envolvida no controle de movimentos, aprendizado, humor, emoções, cognição, sono e memória.
É precursora natural da adrenalina e da noradrenalina, outras catecolaminas com função estimulante do sistema nervoso central.
A desregulação da dopamina está relacionada a transtornos neuropsiquiátricos como Mal de Parkinson, no qual ocorre escassez na via dopaminérgica nigro-estriatal, e na esquizofrenia, no qual ocorre excesso de dopamina na via dopaminérgica no mesolímbico e escassez na via mesocortical."
POSSESSAO DEMONIACA
Vejamos um tipo de possessão que provocava várias reações na pessoa:
E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando, e dizendo com grande voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes.
Porque tinha ordenado ao espírito imundo que saísse daquele homem; pois já havia muito tempo que o arrebatava. E guardavam-no preso, com grilhões e cadeias; mas, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos.
Lucas 8:27-29
O relato acima nos mostra um homem possesso, que continha uma força incomum, andava nú, preferia habitar nos sepulcros.
Ouvi o relato da tec. em enfermagem Flor Bitencourt que alguns pacientes do hospital psiquiátrico em que ela trabalha, apresentam em algum momento uma força em que é preciso mais de 3 pessoas para os segurarem, e também a fisionomina destes se transforma.
Assistam este vídeo: Os céticos irão arrumar n teorias, como um ataque epilético, por exemplo. Eu já vi um ataque epilético e não é assim. Assim como já vi possessos na minha frente, e é muito parecido com isso.
Copie e cole no seu navegador:
http://youtu.be/Qi6flUWVq2g
Outros relatos:
E, expulso o demônio, falou o mudo; e a multidão se maravilhou, dizendo: Nunca tal se viu em Israel.
Mateus 9:32-33
E, quando chegaram à multidão, aproximou-se-lhe um homem, pondo-se de joelhos diante dele, e dizendo:
Senhor, tem misericórdia de meu filho, que é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água;
E trouxe-o aos teus discípulos; e não puderam curá-lo.
E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! até quando estarei eu convosco, e até quando vos sofrerei? Trazei-mo aqui.
E, repreendeu Jesus o demônio, que saiu dele, e desde aquela hora o menino sarou.
Mateus 17:14-18
Acabamos de ver duas situações, a doença pode ser desenvolvida por questões biológicas e espirituais. Como discernir?
As tristezas começam no cérebro, tristeza por várias questões já citadas, depressão, morte, separação, falta de grana...então porque tudo isso resumido culmina em um surto? Quando não temos uma visão do que pode nos ajudar!
Quando estas coisas começam a acontecer, alguns familiares, quando percebem, buscam ajuda, uns vão direto ao médico, outros vão em curandeiros, desde os falsos pastores aos do candomblé, umbanda e etc. Poucos procuram buscar o Deus verdadeiro. Poucos pedem ajuda a Deus e descansam que a resposta virá. Principalmente quando as respostas são:
- Descanse, Eu estou no controle, independente da sua situação!
- Estou providenciando um médico, faça sua parte com moderação e sabedoria.
- Espera!
Quem quer esperar? Ninguém. Portanto, a partir do pensamento, alguns se deixam levar, quando percebem já estão envolvidos de uma forma que fica muito difícil voltar.
Como vimos esta semana nos jornais, uma mãe, aparentemente dócil, mas que se deixou levar pelos problemas e infelizmente deu ouvido aos demônios, isso somado, assassinou suas duas filhas. Depois já consciente, perguntou por elas, sem lembrar o que havia feito.
Cantores jovens que se suicidam, aparentemente sem motivos, mas quando é revelado a vida que levavam, vemos as drogas, a vida promíscua, vazia, buscando sempre algo que os possam fazer felizes, têm tudo e não tem nada!
Um país que se diz cada vez mais "cristão", mas esta cada vez pior! Porque o cristianismo que seguem é falso! É o cristianismo de ter carro último modelo, ser empresário, ter casa na praia, não ficar doente. Claro que um cristão pode ter tudo isso, mas isso não pode virar obsessão.
Outro "cristianismo" também muito na moda é, dizer que é, ter cara de bonzinho, mas fazer tudo isso que diz aqui abaixo:
incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. Apocalipse 21:8
Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. 1 Coríntios 6:10
Testemunho:
Todos nós temos nossas tristezas, problemas, crises, mas em todas elas existem um Deus maravilhoso que pode dar toda a orientação necessária para passarmos pelos problemas, Deus não nos prometeu uma vida fácil, mas nos disse para termos bom ânimo, pois nada seria maior do que não pudéssemos suportar.
Gosto muito do texto abaixo, uma mulher que há muito sofria com uma hemorragia, naquela época e naquele contexto, essa mulher já devia estar afastada do convívio da sociedade, portanto, acredito que ela não era uma mulher feliz, mesmo assim, com tanto tempo de sofrimento, chegou o momento da cura completa e uma vida feliz!
E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada,
Chegando por detrás dele, tocou na orla do seu vestido, e logo estancou o fluxo do seu sangue.
E disse Jesus: Quem é que me tocou? E, negando todos, disse Pedro e os que estavam com ele: Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou?
E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude.
Então, vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante ele, declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como logo sarara.
E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz.
Lucas 8:43-49
Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos. Provérbios 16:3
Aceite a Jesus! Creia que a morte na cruz e a ressurreição, pois Jesus está vivo, e em breve virá nos buscar, aconteceu por amor a todos nós. Reconheça este feito, mude sua vida!
Fonte:
http://fabiopsiquiatria.blogspot.com.br/2010/10/quando-ocorre-um-surto-psicotico.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dopamina
http://valdineibr.blogspot.com.br/2012/09/mateus-93233-doencas-provocadas-por.html
http://www.bibliaonline.com.br
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dopamina
http://valdineibr.blogspot.com.br/2012/09/mateus-93233-doencas-provocadas-por.html
http://www.bibliaonline.com.br
Muito bom esse artigo. Muito bem escrito. Parabéns! Aprendi muito. Continue.
ResponderExcluirGostei muito do artigo se puder me dar mais informações agradeceria pois estou passando por um período bem difícil pois descobri há pouco tempo um problema similar a esse com um ente querido e está bem complicado.Estou em oração,mas gostaria de saber se tenho de fazer algo mais ou somente descansar e esperar no Senhor mesmo.Meu e-mail é ro.knowles@hotmail.com Obrigado
ResponderExcluir