Você Cristão, ore e peça ao Espirito Santo esclarecimento para esta leitura.
No Candomblé, o uso do branco é significativo, especialmente nas sextas-feiras, quando é dedicado a Oxalá, o criador e pai de todos os Orixás. A cor branca simboliza pureza, paz e serenidade, e vestir-se de branco é uma forma de demonstrar respeito e conexão com o Orixá maior, além de atrair boas energias e proteção espiritual. Essa prática é um momento de introspecção e reflexão sobre ética e pureza em nossas ações, refletindo a tradição e a importância simbólica do branco nas religiões afro-brasileiras.
A tradição de se vestir de branco no fim do ano, origina-se de religiões de matriz africana.
O que são religiões de matriz africana? De acordo com o Google, são religiões africanas preservadas e adaptadas no Brasil, como o Candomblé e a Umbanda. E o Cristão tem o dever de saber o que essas religiões pregam e invocam, à luz da Bíblia. Mas para facilitar a pesquisa, colarei o texto, conforme a referencia.
- Candomblé:
- 2 Fontes
- Umbanda:
- 2 Fontes
- Quimbanda:
O branco é a cor do Oxalá, o Orixá da criação, paz e harmonia. Usar branco busca essa energia.
A popularização da cor, foi aproximadamente nos anos 70 quando os praticantes de Candomblé e Umbanda começaram a fazer oferendas a Iemanjá na praia de Copacabana, vestindo branco. Este ritual começou a ser adotado por outras pessoas, e se transformou em costume, para alguns.
Hoje muitos usam branco, por pensarem em paz. Mas agora, você Cristão que sabe o verdadeiro significado, vai continuar usando?
⁶ para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos.
⁷ Contudo, nem todos têm esse conhecimento. Alguns, ainda habituados com os ídolos, comem esse alimento como se fosse um sacrifício idólatra; e como a consciência deles é fraca, esta fica contaminada.
⁸ A comida, porém, não nos torna aceitáveis diante de Deus; não seremos piores se não comermos, nem melhores se comermos.
⁹ Contudo, tenham cuidado para que o exercício da liberdade de vocês não se torne uma pedra de tropeço para os fracos.
¹⁰ Pois, se alguém que tem a consciência fraca vir você que tem este conhecimento comer num templo de ídolos, não será induzido a comer do que foi sacrificado a ídolos?
¹¹ Assim, esse irmão fraco, por quem Cristo morreu, é destruído por causa do conhecimento que você tem.
¹² Quando você peca contra seus irmãos dessa maneira, ferindo a consciência fraca deles, peca contra Cristo.
¹³ Portanto, se aquilo que eu como leva o meu irmão a pecar, nunca mais comerei carne, para não fazer meu irmão tropeçar.
1 Coríntios 8:6-13